Powered By Blogger

O QUE VOCE ACHOU DO MEU BLOG

PROFESSOR CHARLES LINS

PROFESSOR CHARLES LINS

BEM-VINDOS AO BLOG DO PROFESSOR CHARLES LINS

É COM ALEGRIA QUE AGRADECEMOS A SUA NOBRE VISITA

Pesquisar este blog

Seguidores

sexta-feira, 25 de junho de 2010

CURIOSIDADES : ORNITORRINCO


Vamos aqui esclarecer algumas coisas sobre esse curiosíssimo mamífero com corpo de roedor e bico de pato. Nos últimos anos, programas sobre a vida animal trouxeram para o público um pouco mais a respeito do bicho, mas nós apostamos que ainda não é o suficiente. Aqui vão seis dados que você pode não ter visto na tevê…






6. É UM DOS ÚNICOS CINCO MAMÍFEROS QUE PÕE OVOS

Se você pudesse fazer uma viagem no tempo de volta ao primário, veria que a professora (ou tia) disse que três coisas caracterizam um mamífero: nós temos pêlos, sangue quente e não botamos ovos. Bem, poucos anos depois, todos nós descobrimos que isso é uma falácia, mas não deixa de ser inusitado. Pensando na prática, não haveria porque as fêmeas do ornitorrinco terem que botar ovos ao invés de dar à luz seus filhotes. Mas por alguma razão que só a Mãe Natureza poderia responder, eles botam ovos.

5. ELES NÃO TÊM MAMILOS

Pode um mamífero não ter mamilos? Sim, os ornitorrincos são capazes dessa façanha. Você, que provavelmente foi ricamente amamentado pela sua mãe quando era bebê, deve estar sentindo pena dos pobres filhotes de ornitorrinco: como é que eles vão mamar em uma mãe que não tem mamas. Bem, são poros. O leite é secretado por glândulas e liberado por esses poros, os quais o filhote deve lamber. Uma forma bem heterodoxa de amamentação.

4. ELES JÁ NASCEM COM DENTES, MAS NÃO USAM



Esse parece uma aberração completa. Eles já nascem com dentes. “Mas que prático”, pensa você: “assim eles já podem usá-los logo no primeiro minuto após o nascimento”. Mentira. Eles jamais usam os dentes: o bico deles dá conta de fazer todo o que os dentes fazem por nós, tanto é assim que eles perdem os dentes ainda jovens. Porque tê-los, então? É como se o ser humano nascesse com um chifre que não servisse para nada e o perdesse durante a adolescência.

3. ELES SÃO CARNÍVOROS

Dissemos no tópico anterior que o ornitorrinco não usa os dentes (mas nasce com eles por alguma razão), e de fato não usa. Mas isso não os impede de serem carnívoros! E não são onívoros não, eles só comem carne mesmo! Mas é claro que ele não ataca um boi ou uma baleia, sua dieta consiste de minhocas, larvas de inseto e crustáceos de água doce.

2. ELES TÊM MÉTODOS EXTRA-SENSORIAIS PARA CAÇAR

Sabe como o ornitorrinco localiza suas presas? Através de um sentido que capta vibrações elétricas dos movimentos dos seus futuros jantares. E olha que estamos falando de alguns animais extremamente “movimentados”, como minhocas e larvas. Ou seja: esse sistema de captação é bom mesmo!

1.ELES SÃO VENENOSOS

Se você já achava ruim (para as presas) que um bicho tenha esse poder de localização, saiba que a tortura não termina aí. Ornitorrincos guardam um poderosíssimo veneno em garras afiadas, e o líquido é forte o suficiente para matar um cachorro ou causar uma dor lancinante e incapaz em um ser humano.

AS CATARATAS DO NIÁGARA


As cataratas de Niagara, com o seu desnível de mais de 60 metros, são umas das maiores do mundo - e umas das mais belas, também. Um relato de uma viagem às cataratas do Niagara, localizadas no território dos Grandes Lagos, na fronteira entre o Canadá e Estados Unidos da América
Já a uma grande distância das cataratas se vê a neblina e se ouve o ronco que as suas águas fazem ao cair do desnível. As cataratas de Niagara fazem a fronteira entre os EUA e o Canadá, no território dos Grandes Lagos. A catarata americana tem 300 metros de largura e uma queda de 61 metros; a canadiana tem o triplo de largura.






Arco-íris com as cataratas do Niagara em pano de fundo

No entanto, o rio Niagara, que alimenta as cataratas, é um dos mais curtos do mundo: tem apenas um comprimento de 40 quilómetros entre o lago Eire e o lago Ontário, mas forma diversas quedas de água. A maior de todas, aquela que é conhecida em todo o mundo, e por onde passam 90% das águas, foi baptizada de Horseshoe Falls (Queda da Ferradura) e tem 792 metros de largura.









NIAGARA FALLS - DUAS CIDADES GÉMEAS

Em frente às cataratas ficam as cidades de Niagara Falls, ligadas entre si pela Ponte do Arco-Íris (Rainbow Bridge). São duas, com o mesmo nome e uma em frente à outra, mas uma fica do lado americano da fronteira e a outra do lado canadiana. As cidades são pequenas e vivem exclusivamente do turismo, pois esta maravilha da natureza atrai milhões de pessoas todos os anos. O lado canadiano é mais animado que o americano, com mais alternativas de lazer.



As cataratas proporcionam-nos uma visão fantástica no Inverno. O Niagara gela todo, praticamente até o local onde as águas se precipitam. Então, do cimo do precipício caem blocos de gelo formando imensas montanhas geladas.



No Verão é a beleza de sempre, especialmente quando o sol forma um belíssimo arco-íris completo.









A DONZELA DA NEBLINA

Há muito que fazer quando se está em Niagara. Para mim, o programa mais excitante é o passeio de barco, a vapor, o Maid of the Mist (Donzela da Neblina), que navega no lago formado na base da queda de água, e que se aproxima até um local muito perto da queda das águas - o ruído das águas a cair é tal que toda e qualquer conversação se torna impossível. Este é um passeio que existe há 150 anos. Para evitar que se fique molhado, a organização põe à disposição dos visitantes capas de chuva, cujo preço está incluído no bilhete e que pode guardar para recordação.



Também muito interessante é a possibilidade de ver as quedas de água bem de perto. Existem um túnel que vai dar a uma gruta com uma espécie de varanda a meio do lençol da queda de água. Ficamos a pouquíssimos metros da água - é claro, que se ficaria totalmente molhado caso os organizadores não dessem aos visitantes uma capa da chuva com que se pode ficar para recordação.





Spanish car, nas cataratas do Niagara

Entre os programas tradicionais para visitantes, um dos mais populares é subir numa das torres de observação, construídas em locais estrategicamente escolhidos, de forma a permitir uma completa visão de toda a área. A mais famosa de todas é a Skylon Tower, com quase 300 metros de altura, elevadores panorâmicos e restaurante giratório no topo, que circula por toda volta da torre e proporcionando uma vista total da cidade de Niagara, Buffalo nos Estados Unidos e até Toronto. Foi inaugurada em 1965.



O miradouro Table Rock também permite aos visitantes chegar bem perto da base das quedas, e é outra alternativa para sentir toda a potência das águas. Como sempre não esqueça de vestir a capa de chuva, pois fica-se mesmo todo molhado! Para quem quer não tem vertigens, pode participar num um passeio tipo elevador suspenso por cabos, o Spanish Aero Car, que atravessa as quedas Whirlpool. Como alternativa, há ainda passeios de helicópteros.



Muitas têm sido as tentativas de atravessar a nado, de barco, sobre a corda bamba, de prancha de esqui presa a um helicóptero, etc. A maioria delas termina mal, com a morte do artista. Há algumas, porém, que têm um final feliz, como por exemplo, entre muitas, a travessia sobre a corda bamba pela italiana Maria Spetterini em 1873, ou a descida da queda de água Horseshoe Falls em barris de madeira. Todas estas tentativas estão documentadas no Niagara's Original Daredevil Hall of Fame do Museu das Cataratas de Niagara no “Maple Leaf Village”, um parque de entretenimento com centro comercial no lado canadiano.



À noite, não perca o fogo de artifícios sobre as águas - é um pouco kitsch, mas pertence a uma visita às cataratas...









TURISMO EM NIAGARA

Desde o último quartel do século XVII, as cataratas atraem milhões de pessoas e têm servido de cenário a diversos romances e filmes. Actualmente mais de 12 milhões de pessoas por ano visitam as cataratas; uma grande maioria vem aqui para passar sua lua de mel - muito popular entre os recém-casados americanos.



Se estiver cansado de ver água, pode deslocar-se ao Casino Niagara e observar a sua arquitectura baseada no estilo dos anos 20. Também muito interessante é a visita ao Forte Velho de Niagara, no lado americano das cataratas, a norte da vila de Youngstown, construído em 1726 no lugar do forte francês de 1679 e que teve uma enorme importância estratégica quer nos conflitos entre franceses e ingleses quer no conflitos entre americanos e ingleses. O forte está “habitado” por actores vestidos com os trajes da época que mostram, ao vivo, trechos da história americana.









A ORIGEM DO NOME NIAGARA

O nome Niagara vem da palavra índia Onguiaahara, que significa “grande trovão de águas”. Há, porém, também quem diga que esse nome significa “lugar do anjo” ou “gargalo de garrafa”. Este lugar foi descoberto pelos europeus em 1678, quando aqui chegou o padre Louis Hennepin, que fazia parte de uma das várias explorações que se aventuravam nas partes mais afastadas do novo continente.





Barco transportando turistas para próximo das Cataratas do Niagara

Mas como surgiram estas cataratas? Por motivos que ainda hoje em parte se desconhecem, os Grandes Lagos são fruto do não escoamento para o Atlântico do mar glacial formado pelas águas que surgiram do degelo da era glacial. Uma elevação do terreno, separava o lago Ontário, situado mais abaixo dos outros lagos. Devido a pressão, um curso de água ligou o lago Eire ao lago Ontário. Ao longo dos tempos, o volume de água foi aumentando e escavando as terras ricas em ardósias e calcário, culminando na imagem que temos hoje diante de nossos olhos.



As Cataratas de Niagara despejam 2.832 metros cúbicos de água por segundo entre Abril e Novembro, e 1416 nos outros meses. Ao ver as cataratas, alguém escreveu “O homem sente-se desconcertado perante a imponente muralha verde que se desmorona”. Na realidade, ficamos sem palavras ao ver os milhões de hectolitros que caem; mas as águas que desmoronam em breve voltam a tranquilizar-se.

SER BELO NÃO PRECISA ESTÁ TÃO MAQUIADO xixixiixi

Você já parou para pensar em quais foram as celebridades mais bonitas da década? A revista norte-americana Interview sim. Ela publicou uma lista das 20 estrelas mais bonitas que estiveram presentes nas páginas da revista na última década.




Segundo a Interview, essas pessoas muitas vezes foram fotografadas saindo da ginástica ou tomando um café de chinelos, sem ligar para as lentes apontadas para elas.



Mas as fotos que ilustraram a matéria não mostraram nem um pouco desta simplicidade. A explicação da revista é que “maquilagem, cabelo, trajes e um talentoso fotógrafo não fazem mal a ninguém”.



Confira a lista das 20 estrelas mais bonitas da década, segundo a Interview



1 – Zac Efron

2 – Ashley Greene

3 – Colin Farrell

4 – Natalie Portman

5 – Chace Crawford

6 – Alicia Keys

7 – Ashton Kutcher

8 – Scarlett Johansson

9 – Robert Pattinson

10 – Sienna Miller

11 – Tom Brady

12 – Kate Moss

13 – Ryan Phillippe

14 – Eva Mendes

15 – Pharrell Williams

16 – Jessica Alba

17 – Mila Jovovich

18 – Jake Gyllenhaal

19 – Dita Von Teese

20 – Javier Bardem

quarta-feira, 16 de junho de 2010

PCN NA PRÁTICA

 ATENÇÃO A TURMA DE PÓS EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

 RESPONDA ESTES QUESTIONAMENTOS E OS ENTREGAR NO DIA 19 / 06 / 10
EM SALA DE AULA. PARA SER DISCUTIDO EM CIRCULO DURANTE A MANHA.

Quais são as propostas para a área de linguagens, códigos e suas tecnologias?
Como trabalhar com várias disciplinas juntas, interdisciplinarmente?
O que se espera especificamente na área de Língua Portuguesa?
O que muda em relação à forma com que o ensino foi conduzido até hoje?
Há alteração quanto às línguas estrangeiras?
E as escolas carentes de recursos, como vão desenvolver essas atividades?
Muda alguma coisa na avaliação?

Após as questões respondidas, desenvolva o seguinte tema : 
"Pcn: Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias