Powered By Blogger

O QUE VOCE ACHOU DO MEU BLOG

PROFESSOR CHARLES LINS

PROFESSOR CHARLES LINS

BEM-VINDOS AO BLOG DO PROFESSOR CHARLES LINS

É COM ALEGRIA QUE AGRADECEMOS A SUA NOBRE VISITA

Pesquisar este blog

Seguidores

quinta-feira, 1 de março de 2012

Saiba Mais sobre o que é um Mestrado e um Doutorado.


Imprimir PDF

masterO Mestrado:

É um Curso de Pós-Graduação Strictu Sensu, nesta nomenclatura está contemplado dois tipos de cursos:

Mestrado Acadêmico:

É uma especialização, voltada a quem pretende trabalhar com o ensino superior ou pesquisas; tem uma duração aproximada de 2,3 a 5 anos. Neste tipo de curso o mestrando cursa as disciplinas juntamente com o restante da turma e com auxílio de um professor orientador elabora e defende publicamente sua dissertação (tese) sobre um tema específico; após sua aprovação o aluno recebe então o título de “Mestre” de acordo com o título escolhido para cursar.

Mestrado Profissional:

Apresenta-se como um curso onde a ênfase se dá a estudos e técnicas profissionais voltados ao desempenho de alto nível do aluno para o mercado de trabalho; este mestrado possui uma duração média de 2 anos. Seu diploma também dá direito a seguir a carreira acadêmica dentro de sua área de formação. Este tipo de mestrado é voltado aos cursos de graduação em tecnólogo.

O Doutorado:

Esta formação tem duração aproximada de 4 a 5 anos e assim como no mestrado o acadêmico assiste as aulas e depois inicia um ciclo personalizado com seu orientador, para a confecção de seu projeto de tese; sendo que este após aprovado pelo orientador é defendido publicamente para uma banca examinadora. Um aspecto que o diferencia do mestrado é o nível de sua pesquisa que precisa ser maior em caracteres e o tema deve ser inédito.

A Importância do título de Mestre ou Doutor

No Brasil, para lecionar em faculdades e universidades não se faz necessário que todos os professores tenham títulos de mestres e doutores, entre tanto, as instituições precisam obrigatoriamente de um número mínimo de profissionais com esta formação em seus quadros docentes, os profissionais já titulados conseguem melhores colocações no mercado acadêmico favorecendo sua carreira.

Mestrado e Doutorado no Exterior

Fazer uma especialização no exterior traz uma série de vivências e vantagens para ao aluno, tanto no que se refere ao fator profissional quanto ao pessoal; viver um período fora do País, longe de casa e familiares representa um grande desafio. O sonho de um mestrado ou doutorado começa a se tornar uma realidade com os trâmites preliminares de escolha do País, universidade, curso, organização da documentação, preparação da viagem e finalmente a melhor forma de hospedagem. A Uníntese como instituição credenciada a uma das melhores universidades da Argentina, faz toda organização do curso e demais necessidades, favorecendo fortemente quem quer realizar o sonho de fazer um mestrado ou doutorado a um custo acessível e de alta qualidade. Saiba Mais...

Se a escolha da universidade for bem feita além do diploma, o acadêmico traz consigo um amadurecimento proporcionado pelas novas experiências, maior independência e autoconfiança por passar a ver o mundo com outros olhos; olhos de quem interage e se relaciona com pessoas de diversas culturas.

Para o mercado de trabalho o conhecimento agregado por uma experiência no exterior é tido como um fator extremamente positivo no Curriculum profissional, uma vez que o profissional que investe em uma formação internacional, demonstra  que está preocupado não somente com seu aprimoramento, mas de construir sua carreira com base em uma formação sólida e dinâmica. Conheça mais sobre os alunos que cursaram o mestrado ou doutorado com a Uníntese e surpreenda-se!

Nenhum comentário: