Powered By Blogger

O QUE VOCE ACHOU DO MEU BLOG

PROFESSOR CHARLES LINS

PROFESSOR CHARLES LINS

BEM-VINDOS AO BLOG DO PROFESSOR CHARLES LINS

É COM ALEGRIA QUE AGRADECEMOS A SUA NOBRE VISITA

Pesquisar este blog

Seguidores

quinta-feira, 5 de junho de 2008

JESUS O BOM PASTOR


PARÁBOLA DO BOM PASTOR

(Evangelho de João cap. 10 vers. 2-18)

Em verdade , em verdade vos digo , o que entra pela porta no aprisco das ovelhas , mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador.
2- Aquele , porém . que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas . 3- Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz , ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora. 4- Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem , vai adiante delas , e elas o seguem , porque lhe reconhecem a voz : 5-mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz de estranhos . 6- Jesus lhes propôs esta parábola , mas eles não compreenderam o sentido daquilo que lhes falava . 7- Jesus, pois, lhes afirmou de novo : Em verdade , em verdade vos digo : eu sou a porta das ovelhas . 8- Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores ; mas as ovelhas não lhes deram ouvido . 9- Eu sou a porta . Se alguém entrar por mim , será salvo, entrará , e sairá, e achará pastagem. 10- O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir ; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. 11- Eu sou o bom pastor . O bom pastor dá a vida pelas ovelhas . 12- O mercenário , que não é pastor , a quem não pertencem as ovelhas , vê vir o lobo , abandona as ovelhas e foge ; então, o lobo as arrebata e dispersa . 13- O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas . 14- Eu sou o bom pastor ; conheço as minhas ovelhas , e elas me conhecem a mim . 15- assim como o Pai , eu dou a minha vida pelas ovelhas , 16- Ainda tenho outras ovelhas , não deste aprisco ; a mim me convém conduzi-las ; e elas ouvirão a minha voz ; então , haverá um rebanho e um pastor. 17- Por isso , o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para reassumir . 18- Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou . Tenho autoridade para entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai .


Lição que extraímos desta parábola :

O sermão de Jesus a respeito do Bom Pastor retrata-o como o verdadeiro Pastor e Governante do seu povo, contrastando com todos os falsos pastores. Jesus diz - Eu sou a porta- Quem entrar por meio de Cristo será "salvo", isto é , terá vida eterna e abundante, tudo quanto necessita para ser liberto do pecado, da culpa e da condenação. Jesus é a única porta da salvação, não há salvação senão por Ele. Jesus declara que Ele é o bom Pastor prometido nas profecias . 1) Esta metáfora de Jesus como o Bom Pastor ilustra o cuidado terno e devotado que Ele tem por seu povo . É como se Ele dissesse : "Eu sou, para com todos aqueles que crêem em mim , o que um bom pastor é para as suas ovelhas : cuidadoso, vigilante e amoroso". 2) A característica de Cristo como o Bom Pastor é que Ele morreu por suas ovelhas . É isso que de modo ímpar, ressalta a Cristo como Pastor, É a morte de Cristo na cruz que salva suas ovelhas . Cristo é aqui chamado o "Bom Pastor". Em Hebreus cap.13 vers. 20 -Ele é chamado o grande Pastor das ovelhas . Em 1 Pedro cap.5 vers.4 - "o Supremo Pastor" .3) O Ministro do evangelho que ocupa esta posição apenas como meio de vida ou de obter honrarias é o "mercenário" referido nos vers. 12 e 13 . O verdadeiro pastor cuida das suas ovelhas . O falso pastor pensa em primeiro lugar em si mesmo e na sua posição diante dos homens. O conhecimento que Deus tem dos seus filhos e seu amor por eles incluem sua afeição pessoal , fidelidade e cuidado providencial constante . O crente está guardado nas palmas das suas mãos. Em Isaias cap .49 vers.16 - O crente nunca está esquecido por Deus. Nunca há um só momento em que os olhos de Deus deixam de vigiar o crente para o seu bem .

Nenhum comentário: